05 Tipos de Mangueiras de Incêndio
No Brasil há cinco tipos de mangueiras de incêndio, conforme regulamenta a ABNT através da NBR-11861/98.
Essa classificação é feita de acordo com o material de que as mangueiras são fabricadas, sua resistência à abrasão, resistência aos produtos químicos, resistência às superfícies quentes, resistência à pressão a qual a mangueira é submetida durante operação de trabalho e o emprego a que se destinam.
Continue lendo esse post e conheça os tipos de mangueiras de incêndio.
Fundamentos da mangueira de incêndio
Como o equipamento de combate a incêndio mais utilizado na indústria são as mangueiras, estas são projetadas em vários tamanhos e tipos de mangueiras de incêndio, cada um para uma finalidade específica e importante.
As mangueiras de incêndio precisam ser fabricadas com os mais altos padrões de flexibilidade, desempenho e durabilidade.
Elas devem ser capazes de suportar condições perigosas e ser flexíveis o suficiente para lidar com situações difíceis.
Seu revestimento interno permite que a água seja transferida com perda mínima de pressão.
Tipos de mangueiras de incêndio

Como vimos no início desse post, há cinco tipos de mangueiras de incêndio e são elas:
Tipo 1;
Tipo 2;
Tipo 3;
Tipo 4;
Tipo 5;
Cada tipo de mangueira é empregado em um tipo de edificação, conforme necessidade de maior pressão, maior resistência a abrasão, resistência superfícies quentes, produtos químicos, etc.
Composição dos tipos de mangueiras de incêndio

Todos os tipos de mangueiras de incêndios são dotados de tubo de borracha flexível e capa externa confeccionado em material sintético.
Porém, há tipos de mangueiras de incêndio que além da capa têxtil, possuem capa de PVC e/ou borracha nitrílica sobreposta à capa têxtil.
O reforço têxtil pode ser duplo, sendo um reforço sobreposto ao outro, o que aumenta a resistência à pressão interna, como é o caso das mangueiras do tipo 3.
As mangueiras dos tipos 4 e 5, além do revestimento externo em material sintético, recebem reforços externo em PVC e/ou borracha nitrílica, sendo que a do tipo 5 é confeccionada com reforço duplo em borracha nitrílica, tornando-a mais resistente à produtos químico e superfícies quentes.
Como escolher o tipo de mangueira correta?

A escolha do tipo da mangueira deve ser feita com base nas condições do ambiente onde esta será utilizada.
As mangueiras do tipo 1 por exemplo, são utilizadas em edificações residenciais. São mangueiras com tubo interno de borracha e capa externa simples tecida em fios de poliéster.
Elas têm diâmetro de 38 mm (1½) uma polegada e meia e trabalham a uma pressão de 10 Kgf/cm².
As mangueiras do tipo 2 são recomendadas para uso em edificações comerciais e industriais e também pelo Corpo de Bombeiros.
Assim como as mangueiras do tipo 1, as do tipo 2 também são confeccionadas em tubo interno de borracha e capa externa tecida em fios de poliéster, porém, estas trabalham à pressão 14 Kgf/cm² e têm diâmetros de 38 mm (1½”) uma polegada e meia e /ou 63 mm (2½”) duas polegadas e meia
As do tipo 3 destina-se à área naval e industrial ou Corpo de Bombeiros, onde é desejável uma maior resistência à abrasão e pressão de trabalho. A pressão máxima de trabalho é de 15kgf/cm² e são confeccionadas em diâmetros de 38 mm (1½”) uma polegada e meia e/ou 63 mm (2½”) duas polegadas e meia e com duas capas têxtil sobrepostas.
Tipo 4 é recomendada para área industrial, onde é desejável uma maior resistência à abrasão e pressão de trabalho de (14 kgf/cm²) e também são confeccionadas em diâmetros de 38 mm (1½”) uma polegada e meia e /ou 63 mm (2½”) duas polegadas e meia.
Além da capa têxtil, possuem capa de borracha nitrílica.
As Mangueiras do tipo 5 são recomendadas para área industrial onde é necessário, além de alta resistência abrasão, que também tenham resistência a superfícies quentes e pressão de trabalho de (14 kgf/cm²).
Assim como as mangueiras dos tipos 2, 3 e 4, a tipo 5 também é confeccionada em diâmetros de 38 mm (1½”) uma polegada e meia e /ou 63 mm (2½”) duas polegadas e meia.
Como vimos até aqui, para que façamos a escolha da mangueira certa, precisamos primeiro analisar a função do local e as condições de aplicação.
Por exemplo, qual pressão o equipamento será submetido?
Quais as condições do piso (há necessidade de ter maior resistência a abrasão)?
Será utilizada sobre superfícies quentes?
Há presença de produtos químicos, necessitando de uma capa que proteja a mangueira?
Características de cada tipo de mangueira

As principais características essenciais para uma boa mangueira de combate a incêndio são:
Flexibilidade: A mangueira deve ser suficientemente flexível para permitir que seja manuseada com facilidade.
Durabilidade: A mangueira deve ser suficientemente forte para ser confiável durante o uso.
Os materiais utilizados em sua construção devem ter alta resistência à abrasão e devem suportar o uso difícil.
Diâmetros Existentes de mangueiras de incêndio
As mangueiras mais utilizadas durante combate a incêndios são as de 38 mm e 63 mm, mas há outros diâmetros.
Basicamente há cinco tipos de diâmetros de mangueiras de incêndio, que são
25 mm (1) uma polegada;
38 mm (1½) – uma polegada e meia
63 mm (2½”) duas polegadas e meia;
75 mm (3) três polegadas ;
100 mm (4) quatro polegadas ;
As mangueiras de 25 mm são chamadas de mangotinhos e são utilizadas em pequenos incêndios e permitem o combate com maior rapidez, pois estas ficam montadas na viatura.
As de 38 mm normalmente são utilizadas em linhas diretas, de ataque e de proteção.
As de 63 mm são normalmente utilizadas em linhas adutoras, podendo também ser empregadas em linhas diretas e de ataque quando maiores vazões forem desejáveis.
As de 75 mm e 100 mm destinam-se ao emprego em linhas adutoras. São utilizadas em situações que requerem grandes vazões de água, porém, o mais comum é o uso das mangueiras de 63 mm para esta função.
Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.
Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!
Até o próximo artigo!