07 Causas de Incêndios Doméstico

As causas dos incêndios doméstico podem ser divididas em dois grupos, e que são eles:

Causas Naturais: ocorrem por fenômenos provocados pela natureza e que independem da vontade ou ação humana.

Causas artificiais ocorrem por ação humana e podem ser acidentais ou propositais.

Uma casa pode pegar fogo facilmente, desde o uso indevido de aparelhos e equipamentos de aquecimento até o fato de fumar deitado na cama.

No entanto, você pode tomar medidas para evitar incêndios doméstico e garantir a segurança de sua família.

Abaixo estão algumas causas mais comuns de incêndio em residências e algumas dicas para precauções.

1. Equipamento de cozinha

incêndios domésticos

É comum os incêndios doméstico iniciarem na cozinha, pois é um ambiente da casa onde se usa muito o fogo e equipamentos elétricos, os quais podem causar incêndios.

São frequentemente causados por óleos de cozinha e gorduras que superaquecem no fogão ou no forno.

Panelas e frigideiras podem superaquecer e é uma das principais causas dos incêndios doméstico se a pessoa responsável se distrair e deixar a cozinha sem vigilância.

A maioria dos incêndios na cozinha começa quando é deixado os alimentos cozinhando sem supervisão em um fogão ou forno.

Quando o fogo é descoberto, geralmente é tarde demais.

Aparelhos de cozinha portáteis, como torradeiras, sanduicheiras, entre outros eletrodomésticos, também podem ser uma fonte de incêndios.

Nunca deixe esses aparelhos portáteis sem supervisão e verifique se eles estão frios ao toque antes de guardá-los.

As torradeiras devem ser limpas regularmente das migalhas que podem inflamar se elas se acumularem dentro do aparelho.

Churrasqueiras deixadas sem vigilância em um deck de madeira ou perto das paredes externas de uma casa também podem ser uma fonte para um princípio de incêndio.

Pequenos incêndios com óleo de cozinha ou gorduras podem ser extintos rapidamente, desligando o fogão e sufocando o fogo com uma tampa de metal ou toalha umedecida.

Polvilhar bicarbonato de sódio ou sal no fogo, assim como o uso de extintores de incêndio para classe B ou classe K o apagará.

Jamais use água para tentar apagar um princípio de incêndio envolvendo óleo de cozinha ou gorduras.

2. Uso de aquecedores

aquecedores provocam incêndios doméstico

Nas regiões mais frias, durante o inverno é comum o uso de aquecedores para aquecimento no interior das residências, especialmente durante a noite.

Não há problema nenhum em usar estes equipamentos para deixar o ambiente com temperaturas mais agradáveis, porém, há necessidade de alguns cuidados para evitar incêndios domésticos.

Entre os cuidados, o mais importante é manter aquecedores portáteis a pelo menos um metro de distância de qualquer coisa que possa pegar fogo facilmente, como móveis, cortinas, roupas, e até de você mesmo.

Outro risco que pode ser gerado pelos aquecedores é a redução do oxigênio no ambiente e isso poderá gerar asfixia enquanto você dorme.

Sempre siga as instruções em qualquer dispositivo de aquecimento usado e inspecione-o regularmente para garantir que esteja em boas condições.

Em caso de incêndio, desligue-o da energia e use preferencialmente o extintor de Dióxido de Carbono (CO²), ou na ausência deste, pode ser utilizado para combate o extintor de Pó Químico Seco (PQS).

Atenção: Jamais use água para o combate enquanto o equipamento estiver energizado.

3 -Instalações elétricas

Vários incêndios domésticos ocorrem por falhas elétricas na fiação das residências.

Geralmente, incêndios elétricos ocorrem devido a curtos-circuitos que causam arco (faíscas) os quais inflamam materiais combustíveis ou por circuitos sobrecarregados com corrente, causando superaquecimento dos fios.

Os problemas elétricos representam aproximadamente 10% de todos os incêndios residenciais, e causam muitas mortes de moradores.

Isso é provável porque os incêndios provocados por eletricidade geralmente ocorrem em locais ocultos e se transformam em grandes incêndios antes que os moradores tenham conhecimento dos mesmos.

Muitos desses incêndios domésticos ocorrem, inclusive enquanto os residentes estão dormindo.

Uma boa medida preventiva é que a fiação de sua residência seja verificada por um eletricista profissional, especialmente se você mora em uma casa mais antiga.

E não realize reparos ou melhorias elétricas, a menos que compreenda os princípios da eletricidade e tenha experiência nesse tipo de trabalho.

4. Fumar deitado

Fumar é perigoso para sua saúde de várias maneiras, incluindo o potencial de provocar um princípio de incêndio devido a bitucas de cigarro jogadas em carpetes, móveis ou outros materiais inflamáveis.

Um cigarro que não é apagado corretamente pode causar uma chama, pois a ponta pode permanecer acesa por um período suficiente para causar um incêndio.

Fumar na cama é especialmente perigoso e sempre deve ser evitado a todo custo.

Basta uma única cinza dispersa para inflamar um colchão, cobertor, tapete ou peça de roupa.

Se você precisar fumar, faça-o do lado de fora sempre que possível, ou fume sobre uma pia e use um cinzeiro para ajudar a reduzir o risco de incêndio.

5. Secadoras de roupas

Você pode não considerar a secadora de roupas como um risco de incêndio, mas esse tipo de equipamento pode provocar incêndios doméstico facilmente.

O problema pode ocorrer quando se acumula fiapos e poeira ao longo do tempo.

Isso pode fazer com que a ventilação do secador fique obstruída com materiais altamente inflamáveis, que queimam facilmente quando expostos a altas temperaturas.

A melhor dica para a segurança contra incêndio no secador é limpá-lo todas as vezes antes de usá-lo e inspecionar e limpar a área de ventilação do secador para remover o acúmulo de fiapos e outros possíveis bloqueios.

A limpeza regular pode fazer toda a diferença para evitar um incêndio em casa.

Essa prática simples pode reduzir uma das principais causas de tantos incêndios domésticos.

6. Uso de velas

velas podem provocar incêndios domésticos

Velas podem parecer o ajuste perfeito para uma noite romântica ou uma bênção em um momento de apagão, mas no minuto em que você deixa uma vela acesa em uma sala desocupada, está pedindo problemas.

As dicas de segurança contra incêndio são simples:

  • Sempre apague a vela se você sair da sala;
  • Nunca coloque vela acesa em um local próximo a itens combustíveis ou onde possa ser tombada ;
  • Mantenha velas em um suporte robusto em uma superfície nivelada, longe de materiais combustíveis e fora do alcance de crianças ou animais de estimação.

7. Árvores de natal

As árvores de Natal são uma tradição para muitas famílias, mas elas apresentam alguns riscos.

Uma lâmpada superaquecida ou uma faísca podem incendiar imediatamente a árvore, e tais incêndios se espalham incrivelmente rápido, envolvendo uma sala em questão de segundos.

Árvores artificiais são mais seguras, mas um fio danificado ou uma tomada sobrecarregada ainda é um risco.

Nunca deixe as luzes da árvore de natal ligadas quando você não estiver em casa ou quando estiver dormindo, independentemente de a árvore ser natural ou artificial.

As lâmpadas incandescentes podem gerar bastante calor e devem ser substituídas por lâmpadas de LED, que são consideravelmente mais frias ao toque.

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

2 Comentários

  1. Joice

    Considerando esses dados, onde devo instalar detectores de fumaça no meu apartamento? Quais lugares prioritários ?

    • Diones

      OLá!

      Os detectores devem ser instalados em local previamente definido no projeto preventivo da edificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *