14 Dicas de Segurança Contra Incêndio

Este post descreve algumas dicas de segurança contra incêndio, as quais poderão fazer a diferença entre ter uma história assustadora para contar depois ou não sair com vida.

Se houvesse um incêndio na edificação onde você se encontra, você saberia o que fazer? Saberia onde ficam as rotas de fuga? Qual a rota de fuga está mais próxima?

Certamente não saberia responder a estas perguntas, pois, a maioria das pessoas não se preocupa com as questões de segurança contra incêndio, independentemente de onde estejam.

Uma atitude segura seria você chegar em um hotel para passar a noite por exemplo, e verificar a localização das rotas de fuga, as saídas de emergência, a presença de extintores, a presença de sinalização e iluminação de emergência, hidrantes, entre outras questões de segurança.

Porém, a maioria ou pelo menos uns 99% querem apenas despejar suas malas e sair, para que possam aproveitar ao máximo o resto do dia ou da noite em seu destino e não se preocupam com a sua segurança contra incêndio.

Durante um incêndio, há muito calor, confusão, pânico e fumaça e isso deixa a visão reduzida e pensamento confuso, o que dificulta a saída do interior da edificação.

Saber onde estão as saídas de um edifício pode parecer uma coisa fácil, mas você poderia encontrar o caminho até lá, com os olhos vendados e rastejando?

Escapar de um incêndio e basicamente assim.

Pensar no que você faria se o alarme de incêndio disparasse ou se você fosse alertado sobre um incêndio pode tornar a evacuação muito mais suave.

Se você está preparado para um evento, é provável que não seja tão assustador quanto se você não estiver preparado.

Pense sobre onde você iria, o que levaria com você e como você pode se manter seguro ao evacuar.

Continue lendo esse post e conheça 14 dicas de segurança contra incêndios.

1ª dica de segurança contra incêndio

SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO

O objetivo de uma evacuação de incêndio é sair com segurança. Obviamente, isso deve ser feito o mais rápido possível, mas evite correr.

Se você precisar evacuar rapidamente, nem pense em tentar pegar todas as suas coisas. Objetos são substituíveis, você não é.

2ª dica – Se ouvir o sinal sonoro do alarme, mantenha a calma

O fato de soar o alarme do sistema preventivo de alerta, não necessariamente significa que seja um incêndio ou emergência qualquer, pode simplesmente ser uma falha do próprio sistema, o que é comum acontecer.

Portanto, mantenha a calma e aguarde orientações.

Prepare-se para evacuar, se for necessário;

Se em algum momento o alarme disparar, você deve manter a calma, mas ao mesmo tempo estar preparado, pois a condição deverá ser analisada para saber se realmente há uma emergência e se há necessidade de evacuação.

Se houver a real necessidade, as equipes de brigadistas ou bombeiros civis devem informar a população e imediatamente iniciar evacuação de todos, conduzindo-os para pontos de encontros pré-definidos e sinalizados em áreas externas à edificação

3ª dica – Se exercer posição de líder, oriente seu pessoal, terceiros e visitantes;

Se você exercer algum tipo de liderança sobre um grupo de pessoas, mantenha a calma e oriente-as quanto aos procedimentos a serem seguidos, incluindo pessoal de terceiros e visitantes, especialmente os visitantes e os terceiros, pois estes tendem não conhecer bem a edificação.

4ª dica – Se for brigadista, oriente e conduza todos ao ponto de encontro

Se for brigadista ou bombeiro civil, oriente a população sobre como devem proceder e as conduza para áreas externas o mais rápido possível e em segurança.

Lembre-se que suas atitudes podem ajudar, mas também podem atrapalhar.

Portanto, mantenha a calma e mostre que sabe o que está fazendo.

5ª dica – Solicite o corte da energia elétrica

Não é novidade para ninguém de que em caso de incêndio a energia elétrica deve ser desligada imediatamente.

Sendo assim, não utilize elevadores, pois você corre o risco de ficar preso dentro do elevador em uma edificação em chamas.

6ª dica – Se necessário evacuar a edificação, siga as orientações e saia

Após a equipe de brigadista ou de bombeiros civis terem analisado o motivo de ter disparado o alarme e constatado a necessidade de evacuar e assim determinado, siga as orientações e procedimentos e saia.

7ª dica – Não tente salvar objetos, salve sua vida

Se esquecer de algum objeto, como bolsa, celular, carteira ou qualquer outro objeto, não volte para buscar.

Todo e qualquer bem material poderá ser reconquistado outras vezes, porém, se perderes a vida, jamais terás a oportunidade de recuperá-la.

Portando, valorize o seu bem maior, a vida!

8ª dica – A evacuação deve ser realizada em fila única até o ponto de encontro

Com objetivo de que todos saiam, sem que ninguém se perca durante evacuação, esta deve ser feita de forma ordenada, onde todos se dirigem para os pontos de encontros em fila indiana, ou seja fila única, um atrás do outro.

9ª dica – Ande e não corra

O fato de estar acontecendo uma emergência e ter sido dada ordem de evacuação, ainda assim não há motivo para pânico, pois os sistemas preventivos existentes tem como objetivo garantir maior segurança ao patrimônio e à população existente.

Os sistemas de detectores de fumaça e alarme por exemplo, serão acionados automaticamente quando um princípio de incêndio estiver acontecendo, e como ele está em seu início, há possibilidade de combate-lo e até mesmo evacuar com segurança.

Por isso há necessidade de sair de forma rápida, mas não há necessidade de correr. 

10ª dica – Ao sair de salas, feche as portas atrás de você, mas não as tranque

Se for preciso abandonar a edificação, faça isso e ao sair vá fechando as portas atrás de você, mas não as tranque.

O simples fato de fecha-las, torna mais lenta a propagação do calor e a dissipação da fumaça para outras salas e compartimentos da edificação.

Além de ser importante que as portas sejam fechadas atrás de você, também é importante que não as tranque, pois, as equipes de combate ou resgate terão acesso a outros compartimentos e andares de forma mais rápida se elas estiverem apenas encostadas.

Do contrário, além de perder tempo abrindo passagem, terão que arrombar portas, o que aumenta os danos materiais

11ª dica – Todos devem dar as mãos (a noite) para evitar tumultos

Como já foi mencionado acima, em caso de emergência envolvendo incêndio, a energia elétrica deve ser desligada imediatamente, e por mais que a edificação tenha sistema de iluminação de emergência e esta deve ter, ainda assim a luminosidade no ambiente pode ficar comprometida.

Para evitar tumultos, acidentes e até mesmo que alguém se perca, se a emergência acontecer em horário noturno e for necessário a evacuação, um procedimento importante é que todos saiam de mãos dadas.

12ª dica – Verifique se está faltando alguém que você conheça

Tente identificar se está faltando alguém de seu setor de trabalho ou vizinho, caso a emergência seja em seu condomínio e caso sinta falta informe os responsáveis sobre o fato.

Se for brigadista, bombeiro profissional civil ou qualquer profissional envolvido com a evacuação, ajude na contagem das pessoas presentes no ponto de encontro e informe às equipes que estão atuando na emergência sobre a ausência de alguém.

13ª dica – Aguarde no ponto de encontro;

É no ponto de encontro que são contabilizados todos os ocupantes da edificação e então verificado se todos estão presentes.

Se estiver faltando alguém, as equipes de resgate devem ser informadas imediatamente para que adentrem o local sinistrado em busca de pessoas que não estejam presente no ponto de encontro.

E é justamente por isso que após evacuação, todos devem permanecer no local até segunda ordem.

14ª dica – Molhe o corpo e as vestes

Se o ambiente estiver muito aquecido e houver como molhar o corpo e as vestes, faça isso.

Molhe também uma peça de roupa ou um pano qualquer e enrole na cabeça, cobrindo a boca e o nariz, pois irá proteger suas vias respiratórias contra o calor e a fumaça.

Nunca retire suas vestes, pois estas protegem sua pele contra o calor irradiado das chamas.

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *