Carga de Incêndio em Edificações – Como Calcular

Saber o que é carga de incêndio e como calcular essa carga de incêndio existente em uma edificação, é uma das medidas preventivas.

A ignição, liberação de calor e temperatura da chama de incêndios dependem do peso e disposição dos materiais combustíveis.

A fórmula de cálculo da carga de fogo fornece uma base para a avaliação do risco de incêndio, intensidade do fogo e duração provável.

A intensidade e a duração do fogo dependem desta carga de incêndio e da taxa de liberação de calor.

Continue lendo esse post e saiba mais sobre carga de fogo.

O que é carga de incêndio?

O que é carga de incêndio

Carga de incêndio é a soma das energias caloríficas possíveis de serem liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis contidos em um espaço.

Basicamente há dois tipos de cargas de incêndios e que são denominados de:

  • Carga de fogo incorporada;
  • Carga de fogo temporal;

A carga de incêndio incorporada calcula os materiais combustíveis existentes e que estão incorporados na edificação, ou seja, fazem parte da mesma.

Estes materiais combustíveis são:

  • Revestimentos de piso;
  • Forro;
  • Paredes;
  • Portas;
  • Divisórias etc.

Ao contrário da carga de fogo incorporada, a carga de fogo temporal se refere aos materiais combustíveis móveis, como por exemplo:

  • Mobiliário;
  • Elementos de decoração;
  • Livros;
  • Papéis;
  • Peças de vestiário, etc.

Como calcular a carga de incêndio?

As cargas de fogo são calculadas com base na conversão de massa em unidades de energia (Mega Joule por metro quadrado – (MJ/m²) usando o valor calorífico (liberação de calor) do material correspondente.

Para elaboração do Plano Proteção Contra Incêndio (PPCI), primeiro precisamos determinar a carga de incêndio da edificação.

Podemos fazer isso através das seguintes metodologias:

  • Probabilístico;
  • Determinístico;

Método de cálculo probabilístico da carga de fogo é o cálculo baseado em resultados estatísticos do tipo de atividade exercida na edificação em estudo.

Método de cálculo determinístico da carga de fogo é o cálculo baseado no prévio conhecimento da quantidade e qualidade de materiais existentes na edificação em estudo.

A regra geral para determinação da carga de incêndio das ocupações é o Método de cálculo probabilístico de carga de incêndio, conforme listado nas Tabelas dos Anexos B e C da Instrução Normativa 03 (IN-03) do CBMSC.

Classificação da carga de incêndio

classificação da carga de incêndio

A classificação da carga de incêndio é feita de acordo com o resultado da soma dos possíveis valores de energias caloríficas liberadas pela combustão completa de todos os materiais combustíveis existentes em um ambiente.

Esses valores são obtidos em Mega Joule por metro quadrado (MJ/m²).

Com base na soma das energias caloríficas essa classificação pode ser considerada como:

  • Potencial de risco baixo – até 300 MJ/m²;
  • Potencial de risco médio – entre 300 e 1200 MJ/m²;
  • Potencial de risco alto – acima de 1.200 MJ/m²;

Quanto maior for o potencial de risco de incêndio, maiores serão as exigências das medidas de segurança contra incêndios

Porque calcular a carga de fogo é importante?

O cálculo sobre a carga de fogo da edificação é importante para fazer análise de riscos correta e para adoção das medidas adequadas de segurança contra incêndio.

A pesquisa de carga de incêndio ou cálculo da carga de incêndio é a maneira direta de coletar informações associadas que podem fornecer uma base para o Plano de Proteção Contra Incêndio – PPCI.

Plano de Proteção Contra Incêndio – PPCI

O plano de proteção contra incêndio envolve coisas como produção de calor, produção de fumaça e geração de gases tóxicos em um incêndio.

As informações sobre gases tóxicos são de grande importância na avaliação do risco de incêndio, pois devido à complexidade do processo de combustão é difícil quantificar o tipo e a quantidade de produtos gasosos gerados em um incêndio real.

Como definir a gravidade do incêndio

A gravidade do incêndio é definida como a intensidade e a duração do incêndio.

Até certo ponto, a gravidade do incêndio também expressa o conceito do potencial de um incêndio danificar uma estrutura ou seu conteúdo.

A gravidade do incêndio é considerada em termos do teste de duração equivalente.

A avaliação real da gravidade em qualquer situação de incêndio em uma instalação específica é amplamente uma questão subjetiva e, até certo ponto, depende das propriedades físicas e térmicas da própria estrutura de fechamento e do grau de ventilação envolvido.

Assim, a temperatura e a duração da queima em um compartimento dependem se as paredes e o teto são bons condutores ou isolantes e quanta energia térmica é exaurida fora da sala de queima.

Avaliação de riscos de incêndio

Depois de concluir o cálculo da carga de incêndio, a próxima etapa é realizar a Avaliação de Risco de Incêndio.

A Avaliação de Risco de Incêndio é uma abordagem organizada e metódica para detectar, prevenir e mitigar qualquer perigo ou condição que levará a um incêndio em sua fábrica, prédio, comércio, etc. devido às atividades realizadas em suas instalações ou por algumas influências externas.

A base do processo é uma Avaliação de Risco de Incêndio – que é conduzida para investigar a probabilidade de que um incêndio possa começar e causar danos às pessoas dentro e ao redor das instalações, com base na carga de incêndio existente no local ou propriedade.

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *