08 Dicas a Seguir Caso Fique Isolado Em Um Incêndio

Já parou para pensar ou imaginou como seria ficar isolado no interior de uma edificação sendo consumida por um incêndio?

Pois é, acredito que você nunca tenha pensado no assunto e justamente por isso, também nunca se preocupou em saber quais procedimentos seguir ou quais atitudes evitar para não piorar a situação e simultaneamente ganhar tempo para ser resgatado com vida,

 Se por acaso você ficar isolado em alguma parte da edificação durante um incêndio, impossibilitado de sair do interior sem ajuda externa, siga as orientações descritas abaixo:

O que fazer durante incêndio, caso fique isolado no interior da edificação?

Se por acaso você viver a situação de ficar preso em um incêndio, saiba que além dos procedimentos a serem tomados ou evitados, a calma é a atitude mais importante,

Se mantiver a calma, conseguirá raciocinar e isso não só irá garantir que lembre dos procedimentos corretos, como também lhe ajudará nas tomadas de decisões.

Portanto, a calma é a “Cereja do Bolo”.

1ª Dica – Faça com que alguém saiba que você está no interior da edificação

Saiba que antes de ser resgatado, as equipes de resgate precisam saber que você está ali.

Sabemos que após a evacuação, uma das ações é contabilizar a população, para verificar se falta alguém.

Mas você não precisa e nem deve ficar esperando que sintam sua falta.

Então, comece a gritar, quebre vidros, enfim, faça barulhos para que alguém perceba que você ainda se encontra no interior e precisa de ajuda.

2ª Dica – Mantenha-se vestido e molhe suas roupas.

O calor irradiado dos combustíveis em chamas pode queimar sua pele, provocando lesões graves e até mesmo a morte, e nessa hora suas roupas lhe protegem contra esse calor, portanto, não as retire.

Ao contrário, permaneça com elas e, se possível, molhe-as, pois, sua pele e seu corpo ficarão ainda mais protegidos.

3ª Dica – Cubra as vias respiratórias com pano úmido de possível;

É normal e até comum um incêndio gerar fumaça, e dependendo do material combustível, até gerar gases tóxicos provenientes da combustão, além do ar estar aquecido no ambiente.

Justamente por isso, se for possível, cubra suas vias respiratórias (boca e nariz) com um pano úmido, pois servirá de filtro, lhe proporcionando pouco mais de proteção. 

4º Dica – Se estiver dentro de uma sala, jogue pela janela tudo que puder alimentar o incêndio.

Diante de um incêndio, uma das técnicas de combate ao mesmo é o isolamento do material combustível.

O isolamento do material combustível pode ser feito de duas formas, e uma delas é retirar o material que ainda não está queimando, mas que irá se incendiar, caso fique próximo de outros materiais já em chamas.

Portanto, todo o material combustível que você puder retirar do local antes que pegue fogo, deve assim fazer.

Esses materiais podem ser:

  • Cortinas;
  • Tapetes;
  • Móveis;
  • Plásticos;
  • Madeiras, etc.

5ª Dica – Com a ajuda de uma mesa deitada, tampo voltado para o fogo, proteja-se do calor irradiado, que se propaga em linha reta.

Uma técnica simples e que pode ser aplicada para ganhar tempo até a chegada das equipes de resgate é, se houver no local uma mesa, deite-a de lado, posicionando o tampo da mesa em direção ao fogo e então se proteja contra o calor irradiado atrás dela.

6ª Dica – Mantenha-se abaixado o mais próximo do solo possível;

O calor, a fumaça, os gases quentes provenientes da combustão são mais leves do que o ar, e isso fará estes se deslocarem para a parte superior da edificação, proporcionando um local mais seguro e respirável na parte inferior.

Portanto, para sua maior segurança, lembre-se de ficar o mais próximo do chão possível.

7ª Dica – Se for abrir alguma porta, fique atrás da mesma;

Se for se deslocar dentro da edificação em busca de uma saída para área externa, ao abrir uma porta, mantenha-se sempre atrás da mesma, pois se houver fogo no lado oposto, ao abrir a porta poderá oxigenar ainda mais o ambiente, aumentando assim o incêndio e consequentemente lhe queimar.

8ª Dica – Não salte de planos elevados;

Estar preso em uma edificação em chamas e manter a calma não é tarefa fácil, e eu entendo e compreendo isso, mas também entendo e compreendo que saltar de planos elevados não é a atitude mais segura.

Sendo assim, procure manter a calma e não salte de planos elevados, procure colocar um pano úmido nas vias respiratórias, não retire suas roupas, aliás, umedeça-as se possível, fique o mais próximo do solo e aguarde o resgate.

Muitos morrem por não conseguir manter a calma.

Lembre-se disso!!!

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre saúde e segurança no trabalho, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *