Dicas Contra Incêndios Domésticos
Os incêndios domésticos cresceram com a chegada da Pandemia do Covid 19 no Brasil.
Esse aumento está relacionado com a quarentena, a qual foi decretada pelos governos estaduais através de Decretos em todo o País, visando reduzir a propagação do vírus em massa, o que poderia causar colapso na área da saúde.
Com maior número de pessoas em casa devido aos decretos estaduais, aumentou o número de acidentes e incêndios domésticos.
Segundo matéria publicada pela BBC News Brasil, foram registradas 2.560 ocorrências de incêndios domésticos em todo o Estado de São Paulo durante o mês de março de 2019 e no mesmo período desse ano (2020), foram registrados 4.089 incêndios domésticos.
Comparando os meses de abril dos anos de 2019 e 2020, houve um aumento de 18% somente nos primeiros 20 dias do supracitado mês, sendo que em abril de 2019 foram contabilizadas 2.198 ocorrências, contra 2.589 em abril desse ano.
Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Tenente Marcos Palumbo, esse aumento nas ocorrências de incêndios domésticos se deve principalmente pelo maior uso do fogão, uso do álcool em gel e sobrecarga das tomadas.
Com objetivo de prevenir que os incêndios domésticos ocorram e controlar os que por ventura se iniciem, este artigo descreve dicas de prevenção dos incêndios.
Continue lendo e aprenda como você e sua família podem evitar incêndios domésticos.
Dicas de prevenção dos incêndios domésticos
- Mantenha os itens que podem pegar fogo a pelo menos um metro de distância de qualquer coisa que fique quente, como aquecedores, fornos, fogão, churrasqueiras, etc.
- Muitos incêndios domésticos são causados por fumantes, portanto, se você fuma ou há fumantes na residência, devem ter precauções como:
Fumar na área externa; nunca fume na cama, principalmente quando estiver sonolento ou medicado; use cinzeiros profundos e resistentes e garanta que as bitucas de cigarro estejam apagadas.
- Converse com as crianças regularmente sobre os perigos relacionados ao fogo e mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance delas.
- Desligue os aquecedores portáteis ao sair da sala ou dormir.
- Nunca deixe vela acesa sem vigilância, nem mesmo por um minuto. Substitua as velas por lanternas ou luminárias de emergência, pois são mais seguras e tem maior eficiência.
Reduza os riscos de incêndio em sua casa
- Mantenha fornos e fogões em perfeitas condições de uso, garantindo que estes estejam com chaminés manutenidos e limpos, livres de fuligem ou gorduras.
- Verifique e mantenha com manutenção em dia a fiação elétrica de sua casa.
- Conserte ou substitua cabos de extensão desgastados, fios expostos ou plugues soltos.
- Evite sobrecarregar tomadas ou extensões.
- Compre apenas eletrodomésticos e dispositivos elétricos (incluindo aquecedores) que possuam selo do INMETRO.
- Armazene materiais combustíveis em áreas abertas, longe de fontes de calor.
- Coloque os panos usados para aplicar produtos químicos domésticos inflamáveis em recipientes de metal e os mantenha tampados.
Cozinhe com mais segurança
- Fique na cozinha ao fritar, ou grelhar alimentos. Fique em casa enquanto cozinha, assa ou prepara qualquer tipo de alimentação com uso de fontes de energia.
- Mantenha os animais de estimação longe das superfícies e bancadas da cozinha.
- Mantenha a área do fogão limpa e livre de objetos que possam pegar fogo, como suportes para panelas, toalhas, cortinas, bolsas e outros eletrodomésticos.
- Se você estiver cozinhando e o fogo começar em uma panela, desligue o fogão e cubra a panela com a tampa, ou na ausência desta, use uma toalha umedecida. Jamais jogue água na panela em chamas.
Se prepare contra incêndios domésticos
- Instale detectores de fumaça nos cômodos da residência e alarme de incêndio na edificação.
- Teste-os uma vez por mês e substitua as baterias pelo menos uma vez por ano.
- Ensine as crianças como soar o alarme de incêndio e como devem proceder caso o sistema acione automaticamente.
- Aprenda e proporcione a todos os membros o aprendizado prático quanto ao uso dos extintores de incêndios.
- Oriente-as a não acionar os sistemas de prevenção contra incêndios por brincadeiras.
- Defina pelo menos duas rotas de fuga e certifique-se que todos os membros da casa as conheçam, assim como um ponto de encontro na área externa à edificação para que todos dirijam-se ao local e aguardem.
- Estabeleça um plano de comunicação de emergência e garanta que todos os membros da família saibam quem contatar se não conseguirem se encontrar.
- Faça simulados de evacuação de emergência pelo menos duas vezes por ano. Pressione o botão manual do alarme ou grite “Fogo” para alertar a todos que devem sair.
- Após término do simulado, sente com todos os membros e discuta possíveis melhorias.
- Ensine os a ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193 e não esqueça de orientá-los a não passar trote.
- Oriente cada membro da família como deve proceder caso fique isolado no interior da edificação em chamas.
- Garanta que o número de sua casa esteja visível e seja facilmente lido, mesmo durante a noite.
Leia: 08 Dicas Caso Fique Isolado Em Um Incêndio
Se um incêndio começar
Use o extintor de incêndio para combater o fogo;
Lembre-se de LIGAR para o Corpo de Bombeiros através do número 193.
Se você mora em um prédio com elevadores, use as escadas. Deixe todas as suas coisas onde estão e salve a si mesmo.
Se as portas ou puxadores fechados estiverem quentes ou a fumaça bloquear sua rota de fuga principal, use a segunda saída. Nunca abra portas quentes ao toque.
Se você tiver que escapar pela fumaça, abaixe-se o máximo possível e vá sob a fumaça até a saída.
Feche as portas atrás de você.
Se fumaça, calor ou chamas bloquearem as rotas de saída, permaneça na sala com as portas fechadas.
Leia: 08 Dicas Caso Fique Isolado Em Um Incêndio
Quando estiver do lado de fora, vá até o ponto de encontro pré-definido e aguarde no local.
Se suas roupas pegarem fogo, role repetidamente até que as chamas se apaguem. Correr só fará o fogo queimar mais rápido.
Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.
Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!
Até o próximo artigo!