Evacuação de Emergência – Você Precisa Saber

Nesse post vou abordar sobre evacuação de emergência em caso de incêndio e destacarei algumas informações preventivas importantes e que você precisa saber.

Mas, antes de destacar as informações preventivas e que você precisa saber, vou explicar de forma simples o que é uma evacuação de emergência.

Continue lendo esse post e saiba mais sobre o assunto.

O que é uma evacuação de emergência?

EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

A evacuação de emergência nada mais é do que a saída rápida e imediata de pessoas de um determinado local onde estas estejam correndo riscos iminente, seja à saúde, físico ou de vida.

Uma evacuação de emergência em uma edificação pode ser parcial, onde determinado setor ou área precisa ser evacuada, ou pode ser completa, conforme a gravidades dos riscos.

Também pode ser necessária a evacuação de uma cidade inteira, como por exemplo em caso de incêndio florestal que ameace a população, ou no caso de um bombardeio, inundação, etc.

Plano de Emergência Contra Incêndio

Para que a evacuação de emergência tenha eficácia, é necessário que haja procedimentos previamente definidos e que estes sejam seguidos pela população durante a evacuação.

Esses procedimentos devem estar descritos em um documento chamado de “Plano de Emergência Contra Incêndio”, o qual, além de descrever os procedimentos, deve descrever os riscos existentes e principalmente as medidas de prevenção.

O plano de emergência contra incêndio é regulamentado pela ABNT – NBR 15219.

Os estados também possuem Normas que abordam o assunto, e essas normas são elaboradas, geralmente pelo Corpo de Bombeiros Militar, órgão responsável pela fiscalização e prevenção de incêndios.

Em Santa Catarina por exemplo, a Instrução Normativa 31 (IN 31) do Corpo de Bombeiros Militar do estado trata desse documento.

Veja as dicas a serem seguidas antes do incêndio ocorrer

Veja abaixo algumas dicas importantes para sua segurança e que você deve procurar saber e obter o máximo de conhecimento possível sobre cada uma delas, pois poderão fazer a diferença no momento que acontecer um incêndio e você precise evacuar o local.

Ou seja, são informações a serem obtidas antes de acontecer a emergência.

No condomínio onde você mora (se mora em condomínio) ou no seu local de trabalho, há um plano de emergência com levantamento dos riscos existentes e procedimentos a serem seguidos, caso ocorra um sinistro?

  • Procure saber se a edificação tem Plano de Emergência;

Busque essa informação através das pessoas responsáveis pelo local. Se for no condomínio, pergunte ao síndico, se for no trabalho, pergunte ao pessoal do setor de SST, ao seu chefe, aos brigadistas da empresa, enfim…tenha interesse em saber.

  • Se intere do plano e conheça os procedimentos;

Se houver um plano de emergências na edificação, se intere do mesmo. Peça uma cópia do documento e leia, pois, assim você conhecerá os riscos existentes e os procedimentos a serem seguidos em caso de emergência.

Lembrando que a NBR 15219 deixa claro que todas as pessoas em uma edificação devem conhecer o plano.

  • Procure conhecer bem a edificação onde você está;

Verifique a existência de rotas de fuga, saídas de emergência, localização da saída de emergência mais próxima do seu setor de trabalho localização dos pontos de encontro, localização dos extintores de incêndio, tipo de agente em cada um, localização dos hidrantes, existência de número de telefone de emergência interno, existência de brigada de incêndio ou bombeiro civil, enfim…quanto mais souber, melhor.

Leia também sobre “14 Dicas de Segurança Contra Incêndio“, nesse post você encontrará 14 dicas e procedimentos para por em prática caso ocorra o incêndio.

  • Inspecione as rotas de fuga;

Se houver rotas de fugas na edificação, certifique-se de que estão sinalizadas e desobstruídas e nunca as obstrua, pois em caso de emergência você precisará deste espaço para sair rápido e com segurança da edificação.

  • Pontos de encontro

Verifique quantos pontos de encontro tem na edificação, onde fica o mais próximo de você, para qual ponto você deve se deslocar, conforme seu setor de trabalho e se há sinalização dos mesmos.

  • Telefone de emergência interno

Algumas empresas disponibilizam um ramal telefônico para chamadas de emergências internas. Procure saber qual é esse número e qual setor irá atender.

  • Existência de brigada de incêndio;

Se informe se no local há equipe de brigadistas voluntários preparados para intervir e evacuar a edificação de forma rápida e segura em caso de emergência.

Se houver brigadistas, se informe onde ficam localizados na planta, quantos tem disponíveis por turno e se há alguém em seu setor de trabalho.

  •  Observe se há iluminação de emergência e se funcionam;

Fique atento às luminárias de emergência. Se você for um responsável pelas questões de segurança, inspecione-as ou solicite ao responsável para fazer tal inspeção e em caso de irregularidade, providencie ou solicite a manutenção imediatamente.

  • Observe as condições das saídas de emergência;

As saídas de emergências devem estar sinalizadas com placa luminosa, indicando saída, não podem estar trancadas ou obstruídas e devem abrir para área externa da edificação, facilitando a saída da população em caso de emergência.

  • Mantenha o acesso aos equipamentos de emergências livre;

Os equipamentos de emergências, tais como: extintores, macas, hidrantes e até mesmo as saídas de emergência e áreas de circulação não podem estar obstruídas. Mantenha-os sempre com acessos livres.

  • Verifique as condições dos extintores;

Verifique se a sinalização condiz com o agente no interior do extintor.

Verifique se os acessos aos extintores estão desobstruídos.

Observe os extintores e veja se estão pressurizados, lacrados e dentro da validade.

Movimente o cilindro de PQS para movimentar o agente em seu interior.

Os extintores de incêndio com carga de pó, com o tempo o agente pode empedrar dentro do cilindro e se isso acontecer, não funcionará.

Periodicamente, vire o cilindro de PQS com o gatilho para baixo e para cima algumas vezes, isso fará o agente extintor se movimentar e evitará o empedramento do mesmo.

Extintores despressurizado, independentemente de estar dentro do prazo de validade e lacrado, não funcionarão se for necessário fazer uso do mesmo, portanto, certifique-se de que estes equipamentos estão em boas condições de uso, pois poderá ser um diferencial entre eliminar um princípio de incêndio ou este transformar-se em um incêndio fora de controle.

A pressurização dos extintores pode ser vista através do manômetro, o qual deve estar com o ponteiro na cor amarela, sempre indicando para o verde.

Se o ponteiro estiver indicando para a parte vermelha, significa que está despressurizado e deve passar por manutenção.

Os extintores de CO², devem ser pesados a cada seis meses e se apresentarem perda de 10% de seu peso, indica que está perdendo pressão.

Leia também sobre “Os Principais Tipos de Agentes Extintores

  • Verifique também as condições dos hidrantes

Observe se há mangueiras de incêndio disponíveis no local, verifique a quantidade de mangueiras, se há esguicho, chave, verifique as condições das mangueiras, se estão conectando uma na outra de forma que possa montar uma linha de ataque.

Se informe se o sistema hidráulico é testado periodicamente e se está funcionando.

Se a pressurização das mangueiras é feita por gravidade ou há bombas para isso.

Poderá haver muitas outras coisas relacionadas a prevenção de incêndios a serem inspecionadas e até mesmo se há na edificação, de acordo com os riscos que esta apresente.

Por isso é importante que você saiba se há um plano de emergência e se intere dele, pois lá terá levantamentos dos riscos e das medidas preventivas, além dos procedimentos a serem seguidos em caso de sinistro.

Leia mais sobre “Mangueiras de Incêndio

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *