07 Tipos de Agentes Extintores de Pó Químico

Há vários tipos de agentes extintores de pó químico utilizados no combate aos princípios de incêndio e entre estes, há os tipos de Pó Químico Seco (PQS) e os Pó Químico Especial (PQE.

Apesar de haver vários tipos de agentes extintores de pó químico, cada um deles tem em sua composição algo que o difere um do outro, de modo que tenham características de combate própria e maior eficácia contra determinada classe de incêndio.

Isso nos permite a escolha do agente extintor de pó químico conforme tipo de material combustível existente em nossa edificação ou na edificação que queremos proteger, garantindo maior e melhor intervenção e controle do sinistro.

Esse artigo traz informações sobre os agentes extintores de pó químico seco (PQS) e agentes extintores de pó químico especial e suas composições e características.

Continue lendo e saiba mais…

Tipos de pó químico seco (PQS) e pó químico especial (PQE)

AGENTES EXTINTORES DE PÓ QUÍMICO

Os PQS e PQE mais comuns são:

  • PQS à base de bicarbonato de sódio;
  • PQS à base de bicarbonato de potássio;
  • PQS à base de fosfato monoamônico;
  • PQE à base de cloreto de sódio;
  • PQE à base de cloreto de bário;
  • PQE à base de monofosfato de amônia e;
  • PQE à base de grafite.seco.
  • Bicarbonato de Sódio: um dos agentes extintores de pó químico seco é base de bicarbonato de sódio e é o mais comum de todos os PQS e, é recomendado para incêndios classes B (líquidos inflamáveis) e classe C (elétricos energizados).

Também era bastante utilizado em cozinhas comerciais e industriais para o combate em incêndios de classe k (gorduras e óleo de cozinha) na época em que não havia o agente saponificante (Komet-K), que é o agente extintor atual para a classe de incêndio K.

  • Bicarbonato de Potássio: Há um segundo PQS e que também é recomendado para incêndios classe B e C, porém, esse tem em sua composição o bicarbonato de potássio e é conhecido como Purpura K.

Comparado com o PQS composto de bicarbonato de sódio, o PQS à base de bicarbonato de potássio (púrpura K) tem o dobro de eficiência no combate a incêndios classe B (líquidos inflamáveis).

Esse extintor foi projetado para o uso na indústria de óleo e gás, justamente pela sua característica de alta capacidade extintora em incêndios de classe B e suas dimensões reduzidas, que confere mobilidade e alta performance.

Sua capacidade extintora é de 2,5 kg de agente extintor.

  • Fosfato Monoamônico: é comum encontrarmos o extintor de incêndio composto de fosfato de monoamônico, devida sua característica de combate aos princípios de incêndios das classes “A” (sólidos inflamáveis), “B” (líquidos inflamáveis) e “C” (elétricos energizados).

Ao contrário dos PQS mencionados anteriormente, este tem coloração amarela claro e é conhecido como “tri-classe” é o famoso extintor ABC.

O fosfato monoamônico é capaz de derreter e fluir a uma temperatura de 177 ºC, formando uma capa sobre o fogo, provocando o abafamento do mesmo.

AGENTES EXTINTORES CLASSE D
  • Cloreto de Sódio: entre os agentes extintores de pó químico, temos o à base de cloreto de sódio que é um pó químico especial (PQE), o qual é utilizado no combate aos incêndios de classe “D” (materiais chamados de pirofóricos) que são eles: Magnésio, titânio, zinco, zircônio, bário, alumínio, entre outros.

Esses metais combustíveis quando em chama, provocam o chamado incêndio classe “D” e sua extinção se restringe ao uso do pó químico especial (PQE).

  • Cloreto de Bário: assim como o extintor à base de cloreto de sódio, o extintor à base de cloreto de bário é um PQE e é utilizado no combate aos princípios de incêndio de classe “D”, fogo em metais combustíveis, considerados pirofóricos.
  • Grafite Seco: o extintor à base de grafite seco é outro agente extintor considerado PQE, e combate princípios de incêndios em materiais pirofóricos (metais combustíveis), especialmente nos incêndios em lítio, pois os pós químicos especiais citados anteriormente não são indicados em incêndios que envolvam o lítio.

Nesse caso deve ser usado extintores de pó químico especial (PQE) à base de grafite seco, que é chamado de Lith-X.

Esse agente extintor também é eficaz em incêndios envolvendo metais de alto ponto de fusão, como zircônio, titânio, sódio e potássio.

Gás expelente dos extintores de pó químico

Os extintores com carga de agentes extintores de pó químico seco (PQS) ou pó químico especial (PQE) são pressurizados normalmente com nitrogênio (N²).

Capacidade extintora dos extintores portáteis

Os extintores de pó químico seco (PQS) “bc” (exceto purpura K) e “abc” são fornecidos nas capacidades de 4/6/8/12 quilos de agente extintor.

O extintor de pó químico seco (PQS) “bc” purpura K é fornecido com capacidade de 2,5 kg de agente extintor.

Extintores com carga de agente extintor para incêndio classe “D” é fornecido com capacidade extintora de 9 kg.

Se você gostou do post de hoje, deixe a sua curtida abaixo e não deixe de compartilhar com outros leitores, amigos e familiares, para que mais pessoas tenham acesso à esta informação.

Para ficar por dentro de outros conteúdos sobre prevenção e combate a incêndio, assine a nossa newsletter e receba as atualizações do blog no seu e-mail!

Até o próximo artigo!

Quer Receber GRATUITAMENTE um E-book Sobre Extintores e Agentes Extintores?

Diones

Meu nome é Diones Chelenper, sou profissional com formação técnica na área de Saúde e Segurança do Trabalho, Bombeiro Civil, Instrutor de Brigadas de Incêndio e Supervisor de Trabalhos em Altura. Atuo há mais de uma década na área prevencionista capacitando recursos humanos para a prevenção de acidentes do trabalho, prevenção de incêndio e capacitação no atendimento de primeiros socorros, junto à Prevenseg Treinamentos, onde sou Responsável Técnico e Instrutor Técnico.

Website:

4 Comentários

  1. Luiz Fernando Bim

    Olá Diones, como vai? Meu nome é Luiz e sou Técnico em Segurança do Trabalho. Com relação ao assunto de Capacidade Extintora, as informações que você colocou no texto, se refere à capacidade nominal dos extintores.
    Basicamente, a capacidade extintora é uma das formas de medir o poder de extinção de fogo do equipamento. O quanto um determinado extintor consegue apagar. Esta informação é da Norma ABNT NBR 18508:2010.
    Abraços.

  2. Eliete Francisco

    Sou bombeira civil a sete anos e adoro as aulas que tem na net me ajuda muito .pq sempre tem conteúdos novos

    • Diones

      Olá!

      Parabéns por continuar estudando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *